terça-feira, 5 de julho de 2011

Qual é a sua imagem?

Essa semana eu assisti a um programa na televisão que me despertou uma grande curiosidade. O tema era 'Qual é a sua imagem?'. E dentro dessa simples pergunta se escondem outras tantas.

A primeira delas, que é a forma mais usual de se responder a questão, é a que diz o que pensamos de nós mesmos. Daí dizemos que somos isso, ou aquilo, ou aquilo outro. Não chega a ser uma mentira, mas existe muita idealização quando respondemos a isso e, ao dar nossa resposta, acabamos sempre dizemos aquilo que queremos ser e nem sempre somos.

A segunda, é a maneira como as pessoas nos vêem. Sempre queremos a aprovação de uma ou mais pessoas e, por isso, acabamos fazendo uso de máscaras. Assim as pessoas nos veem como nos apresentamos a ela, seja no bom ou mal sentido, como exemplo de bom caráter ou sendo odioso e desprezível.

A terceira, e mais díficil, é responder a verdade de como realmente somos. Não é raro ver pessoas construindo personagens para mascarar uma fraqueza ou a baixa auto-estima guardando só para si a verdade da própria essência.

A participante do programa terminou dizendo que somos assim, no veem assado e queremos ser aquilo. Belo término para uma conversa tão subjetiva. Já pensou nisso? Quem és no grande espetáculo da vida? Quem és de verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário